Olá leitores,
Em junho do ano passado publiquei fotografias e um pouco da história que se contava acerca do “Palácio das Águias - Guaxupé-MG” - um casarão localizado na cidade de Guaxupé-MG. Os relatos de alguns moradores do entorno me informaram em conversas informais e despretensiosas que se tratava de uma casa mal assombrada.
E como diz o ditado popular e acrescentou um amigo em seu comentário, “quem conta um conto, aumenta um ponto” e a versão das ruas, não é a versão da família, que se manifestou com comentários esclarecedores.
Em junho do ano passado publiquei fotografias e um pouco da história que se contava acerca do “Palácio das Águias - Guaxupé-MG” - um casarão localizado na cidade de Guaxupé-MG. Os relatos de alguns moradores do entorno me informaram em conversas informais e despretensiosas que se tratava de uma casa mal assombrada.
E como diz o ditado popular e acrescentou um amigo em seu comentário, “quem conta um conto, aumenta um ponto” e a versão das ruas, não é a versão da família, que se manifestou com comentários esclarecedores.
A
versão contida na postagem anterior contém o mito, já esta aqui contém as devidas retificações baseadas nos relatos que os próprios familiares
de Fito Puntel, idealizador e construtor do Palácio das Águias acrescentaram. Trago também uma imagem original da década de 30, carinhosamente ofertada por Ulisses Caio
Puntel (tataraneto).
O arquiteto italiano Giuseppe Puntel, conhecido entre seus amigos e familiares como Fito teve na verdade vários filhos, como apontou Ulisses (tataraneto) em um comentário. Segundo ele seus nomes segundo são: Adua,
Mussulini, Hitler, Itálico, Marconi, Luiza, Iolanda, Orlando Anúncio, Aurora,
José Filho Homero e outros. Ulisses sugere também a visita ao site: “http://www.genealogiapuntel.com/” que contém toda a genealogia de sua família e
recomenda: “É só clicar em Giuseppe Puntel / Pêta”.
De acordo com os comentários realizados neste blog, na postagem referida, Fito
nunca matou nem sequer teria maltratado nenhum de seus filhos. No entanto, teria acontecido um importante incidente
desagradável com um de seus filhos, o Mussolini, que aos seis anos de idade caiu de uma das torres
do Palácio e sofreu consequência, apresentando seqüelas cerebrais. Foi em função dessa fatalidade que a comunidade local acabou gerando falácias que resultaram na construção de um mito de mau agouro em torno do Palácio.
Ainda conforme Débora, nora de Maria uma das filhas de Giuseppe Puntel adita, os sete
filhos do segundo casamento chamam-se: “Iolanda,
Itálico, Marconi, Luiza Adua, Mussoline, Hitler e Maria”.
Olá, Flávia! História muito interessante! Gosto de saber sobre esses casarões! Mas o tal Fito era mesmo um fascista incorrigível! Hitler e Mussoline é de doer! Saudações, Marcelo / Pirassununga-SP.
ResponderExcluirOlá Marcelo,
ResponderExcluirObrigada pela visita ao blog. Eu também sou encantada por casarões antigos, e este Palácio das Águias de Guaxupé-MG em especial serviu como cenário para captações de imagens que compuseram o filme "Quimera sobre ópio e Pandora" realizado através de um incentivo da prefeitura municipal de Uberlândia.
Com relação ao senhor Fito Puntel, segundo constam os relatos, era sim um entusiasta do Facismo, tendo inclusive batizado três de seus filhos com nomes de famosos ditadores facistas: Hitler (Alemanha), Mussolini (Itália) e Franco (Espanha).
Abraços cordiais,
É verdade.
ExcluirMeu pai, filho de Giuseppe Puntel (Fiti Puntel) teve muita sorte.
Se chama Marconi, e pelo visto escapou por um triz de se chamar Salazar (Ditador de Portugal) HEHE
eu fui nessa casa e vou dizer.. tive pesadelos horrorosos!!! a Casa hoje esta bem maltratada pelo tempo, e continua mais sombria ainda,.
ResponderExcluirSou editora do jornal Correio Sudoeste, de Guaxupé, e pesqisando o nome da cidade na internet encontrei seu blog. Por ocasião do centenário da cidade, estarei publicando suas fotos, lindissimas, e a curiosidade sobre o local.. parabéns!Amei tudo!
ResponderExcluirOlá editora do jornal Correio de Guaxupé,
ResponderExcluirFico contente com a notícia, mas nesse caso tenho dois pedidos a fazer:
1º: Que meus créditos sejam vinculados;
2º: Que eu receba ou tenha acesso de alguma forma um exemplar desta edição.
Att,
Flávia Amaro
Oi Flávia.. depois me envie seu endereço pra te mandar um exemplar para correiosudoeste@uol.com.br
ResponderExcluirNo texto estou contando um pouco do que vcs relataram do prédio e as fotos lindíssimas.. vai ficar ótimo! Lucineia Vieira
OLA FLAVIA, LENDO JORNAL DE GUAXUPE, QUE COMEMORA 100 ANOS, VI SUAS FOTOS E COMENTARIOS, QUERIA INF,QUE BRINCAVA QUANDO CRIANÇA COM OS IRMAOS, MARCONI,IOLANDA,MUSSOLINE,HITLER, NOS LABIRINTOS, SOU DE GUAXUPE MEU APELIDO DADO IRMAO DA DADI E DEOLINDA, ESPERO QUE POSSAM TOMAR CONHECIMENTO DESTE,
ResponderExcluirOlá, Flávia, sou Yolanda, filha de José Puntel, que tinha apelido de Fiti (não Fito). Nasci e morei no Palácio das Águias até me casar e mudar para São Paulo, na década de 50. Tenho 80 anos e minha filha está escrevendo este texto. Quero agradecer ao anônimo que se lembrou de mim e de meus irmãos, creio que seu nome é Valdemar (ou era o tio dele? não sei...), lembro de sua mãe que era a Julieta, das irmãs Dagmar e Deolinda, gostávamos muito deles...tinham um açougue muito bom e era pertinho da minha casa; fiquei alegre de lembrar deles, coisa de 70 anos atrás. Muito obrigada. epuntel@uol.com.br
ResponderExcluireu sabia que o lugar tinha fama de mal assombrado
ResponderExcluirOlá Flávia, Saluti!!
ResponderExcluirSou uma das "sementinhas" que o FITI plantou no Brasil hahaha.
Sou Luciano Puntel (nascido em São Paulo - SP), filho de Marconi Puntel (nascido em Guaxupé - MG), filho de Giuseppe Puntel "Fiti" (nascido em Paluzza - Údine - Itália).
Parabéns pelo seu trabalho. Gostei muito das suas fotos, retratando o Palácio das Águias.
Um forte abraço!!
Contato: lucianopuntel@gmail.com
Excluir