terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

" Todo abismo é navegável a barquinhos de papel."

                                                            Guimarães Rosa

                                                               Tutaméia – Terceiras Estórias


3 comentários:

  1. Guimarães Rosa é inigualável.

    Da fraqueza poderemos sempre fazer a força?

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lídia, eu passei batido pela sua pergunta esse tempo todo, me desculpe, mas agora estou retomando em junho, vamos lá.
    Guimarães é realmente incrível, um ser definitivamente iluminado. Gostaria de poder ler sua obra com mais profundidade um dia, mas por enquanto só leio ora ou outra alguns contos isolados.
    E quanto à fraqueza, acredito que depende de como a pessoa encara essa fraqueza, pois acredito que num primeiro momento toda "fraqueza" pode ser conveniente para chamar a atenção com relação a algum fato que incomoda de forma significativa. E a partir dessa identificação de algo prejudicial poder tomar uma atitude de resolução.
    Num certo momento eu pensei que sofrimento era crescimento, e até acredito ainda, mas apenas em determinada medida. E por isso precisamos prestar atenção em quanto tempo precisamos ficar nesse sofrimento, pois ele deve ser apenas o impulso para uma melhora. Uma tomada de atitude que leve a mudanças substanciais.
    E você o que acha?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, não!! - como diria Macunaíma.
      "Barquinhos de papel" são livros, por exemplo, ou magia das palavras criadoras de mundos, sempre navegáveis. Por livros se navega. Privilégios da "espécie fabuladora".
      Abraço.
      Gilson.

      Excluir

Não, São Paulo não me cativou nesse ano. Para mim, privilégio não é estar onde “todo mundo está”, mas estar em um lugar onde se pode, num ...