terça-feira, 24 de agosto de 2010

Citações sobre "comida"


"As operações culinárias são consideradas como atividades mediadoras entre o céu e a terra, a vida e a morte, a natureza e a sociedade.”
                                                                                             Lévi-Strauss, C.: 1970 p.65

"Quem não se importa com o próprio estômago, dificilmente se irá importar com outra coisa"                                                     Citado em "Boswell, Life of Johnson"
                                                                                     Johnson, Samuel
 
"Bem comido, a minha alma de nada quer saber. E nem os maiores desgostos a conseguem comover."                                                                          Molière, Jean


" O alimento se tornou um artefato misterioso (...), um 'objeto não identificado' (...). ' Envelopado, condicionado, sem vida, sob um celofane, sob uma pele ou uma casca de plástico, ele flutua por assim dizer dentro do no man´s land extratemporal: o frio, a vida ou a desidratação, o protege contra a corrupção, ou seja, contra o tempo; mais ao mesmo tempo, eles o tiram a vida"
                                                                                                                       Fischler, 2001:218

                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não, São Paulo não me cativou nesse ano. Para mim, privilégio não é estar onde “todo mundo está”, mas estar em um lugar onde se pode, num ...